48 horas são quantos dias?
48 horas são quantos dias? Quantas horas tem um dia?
Bom, essas são dúvidas bem comuns e que aparecem de vez em quando. Dessa maneira, vamos aqui te mostrar essas respostas e mais sobre nosso sistema de contar horas.

Assim, você não terá mais nenhuma dúvida e poderá aprender ainda mais!
Vamos então começar?
48 horas são quantos dias?
48 horas são 2 dois dias. Isso porque cada dia tem 24 horas no total. Sendo assim, duas vezes 24 é igual a 48 horas.
Com isso, 72 horas são três dias. Sendo outra pergunta muito comum de fazerem. Mas, de onde vem essa ideia de um dia ter 24 horas? Bom, é isso que veremos a seguir.
Como são contados os dias?
Os dias são contados seguindo a rotação da terra em torno de si mesma. Como os anos são contados seguindo a rotação da terra em torno do Sol.
Com isso, um dia tem aproximadamente 24 horas. Na verdade, o movimento terrestre dura em média 23 horas e 56 minutos para completar uma volta inteira.
Sendo assim, o número que utilizamos como base na sociedade em geral é arredondado.
Notícias Relacionadas
-
Saiba quanto ganha uma diarista que vai 3 vezes por semana
Em capitais e grandes centros, uma diarista que trabalha três vezes por semana costuma faturar entre R$ 2.300 e R$...
Confira -
5 dicas para montar um cronograma de estudos de 3 meses para o Enem 2025
Para montar um cronograma de estudos eficiente para o Enem 2025 em 3 meses, você precisa seguir cinco diretrizes fundamentais:...
Confira -
Quanto custa uma casa no Parque Una, Pelotas?
Quanto custa uma casa no Parque Una, Pelotas? Esta é a pergunta que muitos interessados em imóveis na região querem...
Confira
Além disso, dentro dessas 24 horas, existe um conceito que ainda pode confundir algumas pessoas, o horário comercial. Veremos mais sobre isso a seguir.
48 horas são quantos dias? – O que é horário útil?
Bom, todos nós precisamos descansar, não é mesmo? Com isso, se resolveu criar o horário útil. Este é um horário onde geralmente se trabalha e grande parte das profissões o segue. Sendo então que as demais horas ficam para descanso ou outras atividades que quisermos realizar.
Assim, o horário útil acontece no período diurno, para acompanhar nossa natureza de se descansar à noite.
Entretanto, isso não é seguido por todo mundo, algumas profissões são à noite. Mas, costumam seguir o mesmo tanto de horas de trabalho.
Sendo assim, se costuma trabalhar por mais ou menos 8 horas, consideradas como úteis. Além disso, os dias úteis da semana são de segunda a sexta. Logo, é normal termos 48 horas de descanso, os dias do final de semana.
Outra questão envolvendo horários, é sobre o tipo de contagem que seguimos no Brasil. Confira agora qual é ele e se existe algum outro tipo.

Qual horário que nós seguimos?
Como vimos, 48 horas são 2 dois dias e cada dia tem 24 horas. Mas, como contamos esse tempo?
Nosso sistema de horários é de 24 horas, ou horário militar, como é conhecido em outros países.
Isso quer dizer que as horas são contadas de 0 a 24. Sendo assim, depois do meio-dia, contamos 13 horas, 14 horas e por aí vai, até chegar em 24.
Porém, nem todos os lugares são assim!
Existe também o sistema de horário de 12 horas. É um sistema que também possui 24 horas, mas acaba representando isso de uma outra maneira.
Com isso, a contagem vai de 0 a 12. Mas, depois do meio-dia, é preciso colocar o PM depois do número, para indicar que está de tarde e posteriormente à noite. Este sistema é muito utilizado no mundo.
Agora, o que significa essa sigla PM, e a AM?
O que significa AM e PM
Nesse sistema de 12 horas, o dia é dividido em dois períodos. O primeiro vai da meia-noite até o meio-dia (AM). Enquanto o segundo vai do meio-dia à meia-noite (PM).
Sendo assim, como se precisa representar as horas, mas se utiliza dígitos de 0 a 12, se utiliza as expressões AM e PM. Mas, o que elas significam:
- AM: ante meridiem, ou seja, antes do meio-dia
- PM: post meridiem, ou seja, após o meio-dia
Com isso, fica fácil identificar que horas são, principalmente quando estamos fora do país.
Revisado por: Elisabete Lindolfo
Elisabete Lindolfo, jornalista e especialista em benefícios sociais e concursos públicos, revisou este conteúdo para garantir sua precisão e confiabilidade. Com experiência em políticas públicas e programas sociais, além de orientações para concurseiros, ela fornece informações claras e atualizadas para ajudar os leitores a acessarem seus direitos e alcançarem seus objetivos profissionais. Saiba mais sobre Elisabete.