5 Motivos Para Optar Pelo Saque-Aniversário Este Ano
Recentemente precisei tomar uma decisão importante sobre meu FGTS: aderir ou não ao saque-aniversário? Pra ser sincero, eu tinha muitas dúvidas sobre isso. Como quase todo mundo, ouvia falar por alto sobre essa opção, mas nunca tinha parado para realmente entender como funcionava. Então, decidi mergulhar a fundo no assunto antes de fazer minha escolha.
Vou compartilhar aqui a minha experiência pessoal, as pesquisas que fiz e os 5 motivos principais que me fizeram decidir pelo saque-aniversário do FGTS neste ano. Quem sabe minha experiência não te ajude também?

Entendendo o saque-aniversário do FGTS
Antes de tudo, fiz aquela boa pesquisa inicial pra entender exatamente do que se tratava. Descobri que o saque-aniversário é uma modalidade opcional do FGTS, na qual você pode retirar anualmente uma parte do seu saldo no mês do seu aniversário (e até dois meses depois disso).
Segundo o que li em uma reportagem bastante clara da CNN Brasil, essa opção não é obrigatória, mas, ao optar por ela, você deixa de ter direito ao saque total do fundo em caso de demissão sem justa causa, podendo sacar apenas a multa rescisória de 40%. No entanto, em casos específicos, como aposentadoria, doença grave, compra da casa própria ou falecimento, você ainda pode sacar normalmente o valor integral.
Mas afinal, por que eu resolvi aderir ao saque-aniversário? Vou te contar agora.
1. Liberdade para usar o dinheiro como quiser
A primeira coisa que me chamou atenção foi justamente a possibilidade de ter acesso anualmente a um valor que antes ficava praticamente “preso”. Acho interessante a ideia de poder escolher como gastar ou investir meu próprio dinheiro.
No meu caso, decidi usar parte do valor que saquei esse ano para quitar algumas dívidas pendentes, diminuindo assim os juros que vinham consumindo meu orçamento mensal. Não é incrível poder dar destino imediato a algo que estava parado rendendo pouco?
2. Planejamento financeiro facilitado
Outra grande vantagem que percebi com o saque-aniversário foi que fica bem mais fácil organizar a vida financeira. Já sei exatamente quando terei acesso a esse valor extra, então consigo planejar antecipadamente viagens, investimentos ou compras necessárias.
Para reforçar essa ideia, encontrei um vídeo bem interessante no YouTube, no canal “Atualizo”, falando exatamente das vantagens desse planejamento financeiro com o saque-aniversário. Eles comentam inclusive sobre a possibilidade de antecipar esse saque, funcionando quase como um décimo terceiro extra, só que usando seu próprio FGTS.
Notícias Relacionadas
-
CNU 2025: Onde Estão as Vagas com Menor Concorrência e Como Aproveitar Essa Oportunidade
Com 3.352 vagas confirmadas, o CNU 2025 será um dos maiores concursos públicos federais dos últimos anos. O que muitos...
Confira -
Programa Imóvel da Gente: A Iniciativa que Garantiu Moradia a 400 Mil Famílias em 2025
O Programa Imóvel da Gente é uma das iniciativas mais relevantes da gestão pública brasileira nos últimos anos. Lançado oficialmente...
Confira -
CNU 2025 Abre 3.352 Vagas e Confirma Data das Duas Etapas de Provas
O Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) retorna em 2025 com um novo ciclo, e com ele, mudanças significativas na dinâmica...
Confira
Se quiser assistir, recomendo muito: 5 Vantagens sobre Antecipação do Saque-Aniversário do FGTS
3. Possibilidade de antecipação do saque com juros menores
Aliás, falando em antecipação, esse foi outro motivo que pesou bastante na minha decisão. Vi no mesmo vídeo acima que é possível antecipar até três anos do saque-aniversário através de empréstimos bancários específicos. O ponto forte é que as taxas de juros costumam ser muito menores do que as de crédito pessoal tradicional, justamente por ter como garantia o valor depositado no seu FGTS.
Eu não precisei antecipar ainda, mas achei muito bom ter essa alternativa caso precise urgentemente de dinheiro por algum motivo específico no futuro.
4. Investir o dinheiro com rendimento maior que o FGTS
Uma das grandes discussões atuais é o baixo rendimento do FGTS. Sabia que ele rende menos até mesmo que a inflação em alguns momentos? Pois é! Pesquisei bastante sobre isso e percebi que, optando pelo saque-aniversário, consigo retirar parte do dinheiro que está rendendo pouco e aplicar em opções mais vantajosas, como Tesouro Direto, CDBs ou até fundos imobiliários.
É claro que é importante ter disciplina financeira para não desperdiçar esse recurso. Mas, se você fizer direitinho, pode ter rendimentos bem melhores do que deixar o dinheiro parado no fundo.
5. Mais segurança em momentos de instabilidade econômica
A pandemia trouxe um cenário econômico instável e muita gente precisou se adaptar rapidamente. Ter acesso anual a uma parcela do FGTS me trouxe uma sensação maior de segurança financeira.
Encontrei no Twitter algumas pessoas comentando sobre isso. Um dos usuários escreveu:
“Com essa instabilidade econômica, optei pelo saque-aniversário. Me sinto mais tranquilo tendo acesso a parte do FGTS todo ano. Recomendo!” — @JoaoPedroFinanças
Eu também compartilho dessa opinião. Saber que você pode acessar um valor extra regularmente dá mais segurança para lidar com imprevistos financeiros.
Uma reflexão importante antes de decidir
Algo que não posso deixar de mencionar é que a escolha pelo saque-aniversário depende muito do seu momento atual. Se você está numa empresa com risco alto de demissão, talvez seja melhor não optar por essa modalidade agora. Mas se, como eu, você se sente estável e quer aproveitar melhor o dinheiro do FGTS anualmente, essa é uma excelente escolha.
Se arrependimento bater depois, vale lembrar que você pode voltar atrás. A única coisa é que o retorno ao saque tradicional leva dois anos para acontecer, então a decisão precisa ser bem pensada antes.
Fique por Dentro:
Saque do FGTS Para Tratamento de Saúde: Casos Permitidos e Documentação
Novas Regras do FGTS Para Demitidos: O Que Mudou e Como Reivindicar
FGTS para Financiamento de Imóveis em 2025: Regras Atualizadas e Como Aproveitar
O que eu teria feito diferente?
Provavelmente teria pesquisado e optado pelo saque-aniversário antes. Perdi alguns anos deixando esse dinheiro parado sem um propósito claro, apenas porque não me informei devidamente.
A dica principal que deixo pra você é: informe-se e analise seu momento financeiro atual antes de decidir. O importante é fazer escolhas conscientes e inteligentes, usando o dinheiro do seu FGTS a seu favor.
E aí, já pensou se o saque-aniversário vale a pena pra você também? Conta nos comentários o que você acha dessa modalidade e se já teve alguma experiência com ela.
Revisado por: Elisabete Lindolfo
Elisabete Lindolfo, jornalista e especialista em benefícios sociais e concursos públicos, revisou este conteúdo para garantir sua precisão e confiabilidade. Com experiência em políticas públicas e programas sociais, além de orientações para concurseiros, ela fornece informações claras e atualizadas para ajudar os leitores a acessarem seus direitos e alcançarem seus objetivos profissionais. Saiba mais sobre Elisabete.