Descubra Já Como Recuperar Registros Antigos com a Carteira de Trabalho Digital – Fácil e Rápido!
A Carteira de Trabalho Digital (CTD) é um exemplo da revolução que o avanço tecnológico proporciona. Pensada para oferecer mais comodidade e segurança aos trabalhadores brasileiros, a CTD facilita o acesso a dados profissionais e agiliza diversos processos burocráticos.
Neste artigo, exploraremos detalhadamente as funcionalidades, vantagens e o passo a passo para acessar a Carteira de Trabalho Digital.
O Que é a Carteira de Trabalho Digital?
A Carteira de Trabalho Digital é a versão digital da tradicional Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS). O documento está disponível através de um aplicativo gratuito para dispositivos Android e iOS.
É muito fácil ter acesso a ela. Vamos ver como?
Como Ter Acesso à Carteira de Trabalho Digital?
- Baixe o Aplicativo
- Crie sua Conta gov.br
- Acesse a Carteira de Trabalho Digital

Funcionalidades da Carteira de Trabalho Digital
Histórico de Trabalho
Com a CTD, você pode visualizar todos os seus empregos anteriores, incluindo datas de admissão e demissão, cargos ocupados e salários recebidos. Isso facilita o acompanhamento de sua trajetória profissional e a comprovação de experiência em processos seletivos.
Informações Salariais
A CTD oferece acesso detalhado aos salários recebidos em cada período trabalhado, auxiliando na declaração de renda e em outros trâmites que exigem comprovação de rendimentos.
Descubra Já Como Recuperar Registros Antigos com a Carteira de Trabalho Digital – Fácil e Rápido!
Uma das grandes vantagens da Carteira de Trabalho Digital é a possibilidade de recuperar registros antigos. Veja como:
Verificação Automática
Ao acessar a CTD, os registros mais recentes, especialmente aqueles feitos a partir de 2019, já estarão carregados automaticamente.
Consulta ao CAGED
Para empregos anteriores a 2019, é possível consultar o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), que mantém um histórico de admissões e desligamentos.
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Solicitação ao Empregador
Se algum registro não estiver disponível no sistema, você pode solicitar uma cópia das informações diretamente ao seu empregador anterior.
Sistema de Recuperação de Dados
O Governo oferece um sistema específico para a recuperação de dados antigos, de 1976 até os dias atuais. Dados anteriores a 1976 só ficam disponíveis no papel, infelizmente.

Perdi Minha Carteira de Trabalho Antiga: O Que Fazer?
Se você perdeu a sua Carteira de Trabalho física, siga estes passos:
1. Registre um Boletim de Ocorrência
Vá até a Polícia Civil, ou no site mesmo da polícia, e registre um Boletim de Ocorrência para documentar a perda do documento.
2. Emita um Relatório Completo do CNIS
Acesse o site ou aplicativo Meu INSS e emita um relatório completo do Cadastro Nacional de Informações (CNIS), que deve conter todas as informações empregatícias desde 1976 até o período atual. Infelizmente, dados anteriores a 1976 não ficam disponíveis em nenhum registro digital. Esses dados apenas aparecem de forma física, na carteira de trabalho.
A Carteira de Trabalho Digital representa um avanço significativo, com a CTD, é possível acessar dados profissionais de maneira prática, segura e ágil. Ao seguir os passos indicados para baixar e acessar o aplicativo, você estará sempre atualizado e preparado para qualquer necessidade relacionada ao seu histórico de trabalho.
Aproveite essa ferramenta digital!
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Revisado por: Elisabete Lindolfo
Elisabete Lindolfo, jornalista e especialista em benefícios sociais e concursos públicos, revisou este conteúdo para garantir sua precisão e confiabilidade. Com experiência em políticas públicas e programas sociais, além de orientações para concurseiros, ela fornece informações claras e atualizadas para ajudar os leitores a acessarem seus direitos e alcançarem seus objetivos profissionais. Saiba mais sobre Elisabete.